Juiz de Fora, 25 de Maio de 2018
topo
 
 

Edição atual | n° 177 - 29/03/2018

Nesta edição «

Cadastre-se

Receba informações exclusivas da Pauta, preencha os dados abaixo:



publicidade

Observatório

Afastado há muito de prazeres triviais, ontem fui à feira do São Pedro e tive o prazer de ver como ela cresceu em 25 anos.

continuar lendo

 

Destaque

XVI Conferência da Advocacia Mineira


Essa noticia foi publicada da revista edição n°175

Redação
 

    

OAB e CAA Vanguarda transformam
Juiz de Fora na capital nacional da advocacia



Nos dias 08, 09 e 10 de março, Juiz de Fora se tornará palco da XVI Conferência da Advocacia Mineira. Com o tema, “Advocacia, Acesso à Justiça e Efetividade”, o evento grandioso pretende ser o maior que Minas já sediou no segmento. São esperadas cerca de três mil pessoas de todo o país, entre profissionais e estudantes de Direito, o que irá movimentar a economia juiz-forana no período. A organização é feita pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda) e Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), com apoio e suporte da OAB-JF.
Entre os nomes já confirmados estão o da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, do presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Rodrigo da Cunha Pereira, do criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e do jornalista Caco Barcellos. Mas, a lista é infinitamente maior, afinal são mais de 100 palestrantes altamente qualificados.
O presidente da OAB-JF, João Lourenço, explica que a temática da conferência é ampla e engloba todas as questões que envolvem o Direito. “O evento será um marco para a advocacia local e da Zona da Mata. A OAB entende que o acesso à justiça tem que ser efetivo, com resultados, porque o cidadão procura o Poder Judiciário para que seu problema seja resolvido. Os debates contribuem para o aprimoramento da advocacia e, consequentemente, para a melhoria da sociedade”, diz.
Sérgio Murilo Braga, presidente da CAA-MG, complementa. “Nossa sociedade passa por grandes transformações, refletidas em novas leis, como a reforma trabalhista e o novo Código de Processo Civil. Contudo, o essencial é que o cidadão comum possa, através de um profissional habilitado para tanto, o advogado, ter pleno acesso à Justiça, e que suas decisões tenham efetividade, elementos essenciais à pacificação social. Portanto, o tema Advocacia, Acesso à Justiça e Efetividade revela elementos imprescindíveis à plena cidadania, daí sua importância”.
A conferência, segundo Lourenço, trará discussões extremamente relevantes para a advocacia mineira e brasileira. Quatorze painéis abrangem assuntos que vão desde a Jovem Advocacia, até Direito do Consumidor, passando por Reforma Trabalhista e Prerrogativas, entre outros. Eventos paralelos como o Encontro de Procons e o Encontro da Mulher Advogada também vão movimentar o Expominas-JF.
Sobre esse último, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-JF, Juliana Gonzaga, destaca que a organização teve um cuidado especial em dedicar a abertura da conferência, que será no Dia Internacional da Mulher, para o debate de questões relacionadas a elas. “A programação é dedicada à advogada, tanto para valorizá-la, quanto para estimulá-la a participar mais ativamente, seja na OAB, na política ou na sociedade. Esta será uma oportunidade de tratarmos de temas que estão perto da gente. Afinal, é no dia a dia que as diferenças entre homens e mulheres são mais evidentes”.
Uma preocupação revelada por João Lourenço é com relação ao jovem advogado. “O ingresso desses jovens no mercado de trabalho merece atenção especial”. Com ele, concorda o presidente da Comissão Jovem da OAB-JF, Lucas Sampaio. “A grande dificuldade que o recém-formado tem hoje, diz respeito à atualização de sua formação. A conferência indica um caminho para solucionar problemas de capacitação. Ela é uma oportunidade de manter contato, não só com grandes profissionais de diversas áreas, mas também com as temáticas que envolvem as questões jurídicas da atualidade”.
A escolha de Juiz de Fora para sediar a conferência, que é trienal, agradou a todos. O delegado da CAA-JF, Rodrigo Botti, está otimista e tem boas razões para isto. “A adesão à conferência já é muito grande, tanto por parte dos advogados quanto de estudantes de Direito. Até o momento já são mais de 400 quartos de hotel reservados e esse número, é claro, vai aumentar. Esse será um momento muito importante para o município e para a advocacia do interior que, muitas vezes, fica afastada do braço do poder público. Será um momento em que vamos assumir o protagonismo na advocacia brasileira”, acredita.
Sérgio Murilo Braga compartilha da mesma opinião. “Juiz de Fora é a maior Subseção da OAB-MG, sendo maior que várias Seccionais. Contudo, aliado ao aspecto quantitativo, além de suas importantes páginas em nossa história, é berço de grandes juristas. Portanto, Juiz de Fora é que faz ainda maior esse evento, já que receber a advocacia mineira e brasileira na grande capital da Zona da Mata é orgulho para todos nós”, conclui.


Conforto, atrações e cultura fazem parte do evento



O amplo espaço do Expominas-JF contará com food trucks, praça de alimentação, stands de livrarias e espaço de convivência. “A intenção é que o participante tenha o máximo de conforto para passar o dia todo nas palestras e exposições”, afirma João Lourenço. Além disso, uma linha de ônibus exclusiva será disponibilizada. Ao final do primeiro dia, o show dos Titãs promete animar os conferencistas.
A rede hoteleira, o comércio do centro da cidade, bares, restaurantes e shoppings também sentirão os reflexos. “Muitas vezes o advogado traz a família que terá opções enquanto ele participa da conferência. Teremos circuitos gastronômicos, culturais e de cervejas artesanais paralelos ao evento. Vamos oferecer toda a estrutura para que conheçam Juiz de Fora. Eles saberão que nós temos orgulho de sermos mineiros”.
A programação completa pode ser conferida no site: www.oabmg.org.br.


Parceria de sucesso



A CAA é a grande parceira da OAB-MG na realização da XVI Conferência da Advocacia Mineira. Criada para prestar assistência social e estrutural para o advogado, ela apoia os profissionais em suas diversas necessidades. No último ano, foram mais de 70 novos convênios firmados em benefício dos advogados de Juiz de Fora e da região.
Sob a gestão de Sérgio Murilo Braga, a CAA Vanguarda criou dois centros de excelência jurídica, com 12 escritórios compartilhados, que oferecem toda a estrutura necessária para advogados exercerem suas atividades. As redes de drogarias e de óticas foram ampliadas, o plano OAB Saúde tornou-se o maior e mais sólido de todo o país. Sérgio Murilo implantou, ainda, o Cartão Mais Vantagens, que concede descontos e benefícios em produtos e serviços em diversos estabelecimentos. Ele não pretende parar. As vantagens que já existiam estão sendo aprimoradas. “O nosso emblema é otimismo”, ressalta.
Não basta criar benefícios, é preciso saber se eles atendem efetivamente à classe. Por isso, a CAA Vanguarda mantém estreita aproximação com os advogados de Minas. “Essa é a nossa missão à frente da Caixa de Assistência: promover ações em prol da valorização e qualificação da advocacia mineira, contemplando com auxílios pecuniários e promoção à saúde, respaldando e amparando toda a classe. A pauta é permanente”, enfatiza Fabiana Faquim, diretora 1ª secretária da CAA Vanguarda.
E a tecnologia também está a favor dos advogados. O aplicativo OAB-MG Subseção Juiz de Fora foi criado para dar mais comodidade na utilização dos serviços da CAA. “Nele estão todos os convênios e o advogado tem acesso direto a um canal de prerrogativas, pode fazer pedidos na farmácia Santo Ivo, com descontos de até 70% e entrega gratuita para toda a cidade. Além de agendamento no Escritório Compartilhado e no Expresso OAB, ele pode realizar denúncias de propagandas indevidas. Há ainda, um canal de estágio e emprego”, relata Rodrigo Botti.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-JF, Anna Ede, atua na CAA em projetos que favorecem os advogados. Campanhas como Portas Abertas, voltada para pessoas com deficiência, de Conscientização Sobre o Câncer de Mama e de Valorização da Mulher Advogada são encampadas por ela. “Temos uma preocupação constante com as pessoas. As campanhas ajudam a falarmos sobre problemas que são responsabilidade de todos. Se fizermos as pessoas se conscientizarem sobre esses assuntos, já cumprimos nosso papel”.


Auxílios pecuniários da
CAA Vanguarda para a advocacia



Auxílio Maternidade, Kit Acolhimento, Auxílio Funeral, Auxílio Pecúlio, Isenção da Anuidade por Enfermidade, Isenção para Advogada Parturiente, Vestir com Dignidade, Auxílio Natalidade, Auxílio Especial, Auxílio Mensal, Auxílio Extraordinário, Cesta Básica (CAAlimento), Auxílio Educação, Material Escolar, Complementar de Estudo, Especial de Viuvez.
*Acesse: www.caamg.org.br e saiba mais sobre a concessão dos auxílios e pecúlios disponibilizados para a advocacia mineira.


A conferência terá uma linha
de ônibus exclusiva



Linha 570
Expominas


Centro/Bairro: Av. Rio Branco (após a R. São Sebastião), Av. Presidente Itamar Franco, R. Dr. Paulo Japiassu Coelho, Av. Deusdedith Salgado, BR-040, Expominas

Bairro/Centro: Expominas, BR-040, Av. Deusdedith Salgado, R. Dr. Paulo Japiassu Coelho, Av. Presidente Itamar Franco, R. Dr. Romualdo, Av. Rio Branco, R. Silva Jardim, Av. Francisco Bernardino, Av. Rio Branco (após a R. São Sebastião)

DIAS 08/03 e 09/03:
Saídas do Centro: 07h, 08h20, 17h, 18h20
Saídas do Expominas: 07h40, 09h, 17h40, 19h

DIA 10/03/2018:
Saídas do Centro: 07h, 08h20, 17h30
Saídas do Expominas: 07h40, 09h, 16h50, 18h10

*Os pontos de embarque/desembarque
encontram-se ao longo do trajeto.
 
 

©2008. Pauta Econômica. Todos os direitos reservados.


A Pauta Econômica é uma publicação independendte, de responsabilidade da Mais Comunicação Ltda.
Periodicidade mensal e distribuição dirigida.

ato.interativoMais Comunicação powerline