Juiz de Fora, 13 de Dezembro de 2017
topo
 
 

Edição atual | n° 172 - 26/11/2017

Nesta edição «

Cadastre-se

Receba informações exclusivas da Pauta, preencha os dados abaixo:



publicidade

Observatório

Em 2015 realizamos em Juiz de Fora um encontro inédito no Brasil. Juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e a Federação Pan Americana de Leite – FEPALE, reunimos 200 jovens

continuar lendo

 

Pauta II

É hora de construir um novo futuro


Essa noticia foi publicada da revista edição n°172

Redação
 

O Executivo Evandro Rodrigues

O Executivo Evandro Rodrigues

Em tempos de retomada do crescimento, uma consultoria vale a pena? Será que um profissional que não acompanha meu negócio, vai resolver meus problemas? Sou escravo do meu empreendimento? Será que a crise é apenas um obstáculo e posso superá-la? Dediquei a minha vida ao meu negócio, e agora?
Dúvidas, receios, medos que cercam quase a totalidade dos empreendedores podem ser resolvidos, sim. Existe uma saída!
Há um ano em Juiz de Fora, a unidade da Saffi Consultoria traz justamente as ferramentas para driblar essa recessão. A maior rede de consultoria do Brasil, com mais de 40 escritórios, tem expertise e conta com profissionais altamente gabaritados quando o assunto é gestão. Tanto que, à frente do escritório na cidade está o executivo Evandro Rodrigues, administrador de empresas especializado em gestão de negócios e finanças, com mais de 23 anos de experiência em indústria, comércio e mercado financeiro. E o melhor, com vivência em empresas de grande, médio e pequeno porte.
Em entrevista à Pauta Econômica, ele quebra paradigmas e mostra como é possível buscar uma consultoria por valores acessíveis e alcançar resultados consistentes. Segundo ele, a Saffi pode ajudar o empreendedor a focar nos pontos mais importantes, utilizando as melhores práticas de mercado e se tornar um empresário satisfeito com seus resultados, enxergando sua empresa de maneira simples, precisa e completa.

PE: Mas como isso é possível?
A Saffi Consultoria te ajuda a reduzir o estresse constante e a transformá-lo em resultados consistentes através da estruturação e organização interna de sua empresa. É totalmente viável realizar seus maiores sonhos com estabilidade e crescimentos planejados, levando em consideração sua experiência e visão de futuro.

PE: A consultoria empresarial pode ajudar a alavancar o negócio em qualquer segmento?
A consultoria empresarial se fortalece cada vez mais como uma forma de imprimir agilidade aos negócios e promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente. O ponto crucial é buscar consultores que além, de competências técnicas, tenham experiência prática e consistente. Outro fator importante é a metodologia e as abordagens utilizadas na interação com o ambiente empresarial e com os gestores da empresa. O consultor não chega para reinventar a roda, mas sim para apoiar os empresários a aplicar técnicas e práticas que, em geral, sabem que precisam ser implantadas, mas necessitam de apoio de profissionais que tenham a habilidade técnica e, principalmente, grande capacidade de relacionamento interno.

PE: Muitos empresários têm dúvida em contratar uma consultoria empresarial, quais os benefícios que ela pode trazer?
Depois de buscar referências e checar os conhecimentos propostos, deve-se passar a um diagnóstico objetivo da empresa. A Saffi conta com a ferramenta de Diagnóstico Empresarial, em que são levantadas rapidamente, através de metodologias específicas, informações das finanças, recursos humanos, controles operacionais e comerciais/MKT, de forma a entender os desafios e capturar as oportunidades de melhoria, crescimento de vendas e rentabilidade do negócio.
Apresentados os resultados e avaliados os cenários, podemos ter uma visão das oportunidades e passar a implantação de um modelo de gestão através do processo de Empresa Saudável. Essa nossa ferramenta contempla as quatro áreas de negócio, investigadas no diagnóstico, que poderão levar sua empresa a outros patamares de receita e resultado, de forma mais consistente e sustentável.

PE: Uma dúvida bastante recorrente em tempos de recessão: invisto ou vendo meu negócio?
Por ser uma questão muito estratégica, por envolver investimentos ou ter que abrir mão de um ativo, a Saffi Consultoria apoia as empresas com uma avaliação financeira – Valuation, que transcreve tecnicamente o valor do seu negócio, capturando seu potencial. A determinação do valor de uma empresa é o fator chave nas negociações de fusões e aquisições e tem também grande importância na avaliação de decisões estratégicas, servindo como medida de geração e maximização de valor que são, ou deveriam ser, os principais objetivos da empresa. Com esse relatório em mãos, a decisão é mais assertiva. De outro lado, tendo o negócio capacidade de remunerar os acionistas acima do mercado financeiro, investir no potencial é uma opção favorável. Mas tem que levar em conta os cenários e diferenciais competitivos da organização, bem como estarem claras as possibilidades e o nicho que vai se investir. Neste ponto, a implantação/avaliação do planejamento estratégico, amplamente discutido internamente e balizado por técnicas e equipes capacitadas, podem gerar retornos acima do histórico da organização. Planos de crescimento de vendas, reestruturação de equipe comercial, controle orçamentário, custos e precificação, melhoria de processos, alinhamento estratégico dos recursos humanos, avaliação gerencial das demonstrações financeiras, comunicação e marketing, são ferramentas que a Saffi e seus consultores podem apoiar as empresas na implantação e que são, dentre outras, indispensáveis para qualquer negócio ter sucesso e sustentabilidade.

PE: Quando é preciso contratar uma consultoria?
A consultoria empresarial deve ser usada para discutir em conjunto com a gestão as oportunidades e ameaças que podem afetar sua empresa. E isso deve ser feito tanto num cenário sinuoso e de baixa atividade, como também nos momentos de pujança e lucratividade.
Mais difícil que chegar ao sucesso, é manter-se nele. Desta forma, não existe o melhor momento de oxigenar o conhecimento e discutir estratégias de sustentabilidade. Esse processo deve ser contínuo e cultural.

PE: O franchising é uma opção de expansão a ser considerada?
Com certeza, sim. Esse setor cresceu 9% em 2016, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Consiste em uma estratégia de expansão, replicando um conceito de negócio (de sucesso) já existente. Esse processo utiliza um sistema de parceria na qual a empresa franqueadora (detentora da marca) cede ao franqueado (autorizado a explorar) o direito de uso de um patente, know-how ou distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de um produto ou serviço.

PE: É possível transformar as informações de mercado que há na empresa em diferencial competitivo?
No universo corporativo estamos na era do conhecimento, que se configura como o maior ativo de qualquer organização, com a disseminação das informações, comandada principalmente pelos dados e pela alta tecnologia. Neste contexto, o desafio empresarial é saber como transformá-los em inteligência a partir de informações estratégicas que possam permitir ao gestor dar um passo à frente da concorrência. Nesse contexto, o Business Intelligence (BI) surge como a resposta para preencher essa lacuna. Realizamos as análises de inteligência de mercado, com uma equipe de especialistas multidisciplinares, unindo a aplicação de recursos de tecnologia da informação e estatística para extrair, processar e apresentar os dados, gerando informações de gestão com precisão para o processo de tomada de decisão dos clientes, uma vez que as decisões tomadas com base científica têm uma precisão assertiva.

PE: Na situação econômica do país, a maioria das empresas necessita urgentemente de um apoio como o que a Saffi preconiza. Porém, os recursos estão escassos. Um trabalho como o que vocês desempenham é caro? O empresário de pequeno porte pode ter acesso?
Os projetos são customizados de acordo com a estrutura física e financeira de cada cliente. Em geral, recomendamos entrar com um diagnóstico para que conheçamos os resultados financeiros através das demonstrações gerenciais, de forma que tenhamos informação sobre a capacidade de caixa da empresa. Temos em nossa carteira clientes de pequeno, médio e grande porte, com a sensibilidade de entender o segmento, margens e capacidades de cada empreendimento. Interagimos com a gestão da empresa, entendendo o momento e as possibilidades, podendo, inclusive, apresentar projetos com parte fixa e parte variável em cima do êxito nos resultados apresentados pela consultoria.
Nosso foco é que a Consultoria não se transforme em um apêndice, mas sim uma solução para possíveis pontos de melhoria encontrados. Desta forma, a viabilidade financeira é fundamental para uma relação positiva. Uma coisa é certa, inovar em gestão traz resultados, mas o cliente deve estar ciente de que soluções podem trazer resultados de curto, médio e longo prazo. Outro fator importante é o envolvimento da gestão diretamente com a consultoria, para que tenhamos assertividade, eficiência e velocidade na conquista de melhores resultados.
 
 

©2008. Pauta Econômica. Todos os direitos reservados.


A Pauta Econômica é uma publicação independendte, de responsabilidade da Mais Comunicação Ltda.
Periodicidade mensal e distribuição dirigida.

ato.interativoMais Comunicação powerline