HomeOpiniãoApps no combate ao desperdício de alimentos: Baixe o seu!

Apps no combate ao desperdício de alimentos: Baixe o seu!

O desperdício de alimentos chega a 41 mil toneladas por dia, o que daria para alimentar 25 milhões de pessoas em todo o país. Essa foi a base do artigo anterior. Neste, vamos falar do uso da tecnologia no combate ao desperdício.

As redes colaborativas estão em alta quando o assunto é tornar o consumo mais sustentável. O app espanhol Eat you Late cria uma rede de gerenciamento de alimentos excedentes em feiras e mercados gerando vantagens tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. O app funciona da seguinte maneira: os alimentos que sobram são comercializados através da plataforma por preços menores. Isso evita jogar fora frutas e legumes que sobram, proporciona o aumento de consumo para quem não tem condições de comprar por preços mais altos e, de uma certa forma, reforça a segurança alimentar.

Já o Comida Invisível é um aplicativo nacional, que conecta o comerciante à ONGs. Cadastra-se o alimento que se quer doar, especifica as condições de qualidade, se pode entregar ou a entidade deve buscar e a doação está disponível para a entidade mais próxima por meio de geolocalização. Esse aplicativo nasceu do susto que a advogada Daniela Leite levou ao encontrar na Ceagesp, em São Paulo, muito alimentos comestíveis descartados no lixo.

Iniciativas como estas estão ganhando mercado nacionais e internacionais. Existem aplicativos para cada fase da cadeia ou para a cadeia inteira de alimentos.  São utilizados desde o momento da colheita até o momento que estão na geladeira do consumidor. Outros possibilitam a compra de refeições completas em restaurantes. Aplicativos como estes estão sendo no reino Unido, Dinamarca, Suíça, França, Noruega e Alemanha.

Podemos destacar três questões básicas para o crescente número de aplicativos com esse sentido: evitar o desperdício, aumentar o acesso à alimentação e a renda do estabelecimento, do consumidor e de quem elabora o aplicativo. Uma lógica totalmente aplicável ao conceito da sustentabilidade que consegue entrelaçar questões econômicas, sociais e ambientais na resolução de um problema. Problema, aliás, que afeta todo mundo, quem tem e quem não tem acesso à alimentação.

Comente este Post!
Scroll Up