HomeOpiniãoConecte projetos socioambientais com a estratégia do seu negócio

Conecte projetos socioambientais com a estratégia do seu negócio

O ano começou e muitas empresas fizeram seus planejamentos estratégicos sem incluir a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade. Vão continuar aderindo a uma ação socioambiental já existente ou decidiram criar uma partir do impulso dos diretores da empresa. Outras empresas vão cortar “os gastos” com esse tipo de ação porque não conseguem vê-los como investimento e sim como custos.

Essa atitude pode não ser o melhor caminho para quem pretende ter impacto nos negócios. Isso mesmo, já passou o tempo em que as empresas praticavam Responsabilidade Social sem objetivos estratégicos. Também está ultrapassada a empresa que implanta Responsabilidade Social e Sustentabilidade apenas para marketing e com pouco impacto social e ambiental a médio e longo prazos.

Hoje, organizações que conectam projetos responsáveis e sustentáveis ao negócio estão promovendo, no mínimo, mercado futuro, inovação, credibilidade, gerenciamento de conflito, influência em comportamentos e tendências.

Se a sua empresa, não importa o tamanho, não está tento essa atitude, ainda dá tempo de mudar. Reúna sua equipe, analise sua missão, visão e valores. Visualize o que você quer para sua empresa daqui a três, cinco, dez anos e comece a fazer a conexão da estratégia com ações responsáveis e sustentáveis que podem impactar seu negócio e te ajudem a alcançar suas metas. Monte uma equipe representativa, escute seus colaborares, seus clientes e a comunidade. Não copie. Crie projetos que estejam de acordo com o propósito da sua organização, mesmo que não sejam os mais criativos. Estruturei indicadores. Mensurar é fundamental e faça avaliação de impacto. O ano está só começando, se você quer um negócio diferente, então faça projetos sustentáveis de forma diferente.

Comente este Post!
Scroll Up