HomeOpiniãoInstituto Albert Sabin

Instituto Albert Sabin

Saúde e qualidade de vida caminham juntas

Na contemporaneidade, pode-se observar que as concepções e ações em saúde buscam superar o modelo biomédico, mecanicista e centrado na doença. Muito mais que o padrão assistencialista, devemos pensar de uma maneira global, integrada. Este é o grande desafio. Como fazer a população adoecer menos e ter, efetivamente, qualidade de vida? Assim, idealizamos e criamos o Instituto Albert Sabin (IAS). A meta é coordenar ações de responsabilidade social em Juiz de Fora e região. A nossa missão é ampla: promover saúde, educação, esporte, cultura, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social para gerar experiências transformadoras. E são esses resultados que podem, sim, desonerar o sistema, ampliar as políticas em prol do bem-estar, enfim, transformar o conceito de promoção de saúde, prevenindo doenças e, principalmente, os fatores de risco.

Acredito que as pessoas vêm em primeiro lugar e o Instituto surge como um desdobramento dessa crença na capacidade de transformar quando nos comprometemos a olhar de uma maneira cuidadosa para o outro. Para isso, iremos investir exponencialmente nos setores que impactam diretamente a vida da comunidade. A prática esportiva é uma delas, já que é um forte elemento de inclusão social e será um dos primeiros enfoques do Instituto. Começaremos desenvolvendo um trabalho de base no voleibol do Clube Bom Pastor, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O Programa “Gente em Primeiro Lugar”, da Prefeitura de Juiz de Fora, gerido pela Associação Cultural Arte e Vida, também será beneficiado. O projeto alcança 68 espaços distribuídos em 54 bairros da cidade e atende a mais de três mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com a carência de recursos públicos, esta foi uma maneira providencial de continuarmos subsidiando iniciativas de extrema relevância para a sociedade.

Para nós, o conceito de saúde está diretamente vinculado aos determinantes sociais. Por isso, só teremos uma sociedade saudável, se tivermos uma comunidade feliz.

 

Comente este Post!
Scroll Up