HomeOpiniãoNa sua vida, você enfatiza mais o passado, o presente ou o futuro?

Na sua vida, você enfatiza mais o passado, o presente ou o futuro?

Muitas vezes em nossa vida deixamos de apreciar a jornada porque estamos presos às lembranças, dores e emoções do passado.
Outras tantas vezes, vivemos em uma ansiedade sem limites, pensando no que ainda está por vir.
Carregamos no nosso vocabulário as palavrinhas “e se” e “deveria” e com isso desperdiçamos as oportunidades e a dádiva de viver o momento PRESENTE!
Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajuda-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade… mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.
Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar voo.
Focamos no que não está bom em nossa vida e esquecemos de curtir a jornada e não compreendemos que tudo o que nos ocorre faz parte da nossa evolução.
Desta forma, valorize cada minuto, o hoje e agora. Pois este é o único momento em que vive pode mudar alguma coisa.
“O destino é muito menos importante, que o caminho percorrido”   Luciano Di Castro

Gilmara Delgado Rocha
Master Coach
Instagram.com/poderosascoaching
Facebook.com/poderosascoaching

Comente este Post!
Scroll Up