HomeOpiniãoO que temos feito com o nosso alimento de cada dia?

O que temos feito com o nosso alimento de cada dia?

Na semana passada uma amiga brasileira, que mora há 12 anos na Suíça e lá trabalha com sustentabilidade, me trouxe um dos desafios daquele país: o desperdício de alimentos. Eu, na minha ignorância, achava que esse seria um dos últimos problemas da Suíça. Que nada! Lá também se desperdiça alimentos e muito!

Foi então que começamos a pensar no impacto nesse tema. A princípio fizemos um paralelo entre os dois países, mas o assunto foi tomando uma proporção que decidimos olhar para o mundo. A Suíça tem aproximadamente 8 milhões de habitantes, importa 50% dos gêneros alimentícios e cerca 2,3 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo anualmente, o que representa um terço do total dos alimentos. Isso quer dizer que utilizam água, solo e alimentos de outros países. O que gera outro impacto significativo para o tema. No Brasil somos 250 milhões de habitantes, segundo a Save Food Brasil desperdiçamos 41 mil toneladas por dia de gêneros alimentícios, ao contrário da Suíça produzimos a maior parte daquilo que comemos, o que justifica. No contexto global são desperdiçado 1,3 bilhão de alimentos.

As causas do desperdício são muito parecidas em quase todos os países. Vão desde a produção ao consumo, alternando maior impacto em algum ponto da cadeia. No Brasil, por exemplo, se agrava um pouco mais a questão da logística. Esse é um tema que tem sustentabilidade na veia, pois implica diretamente nas condições climáticas, na utilização do solo, da água e dos agrotóxicos (grande polêmica agora no Brasil). Assume o papel importante no combate à fome e economicamente falando, o governo, empresa e o consumidor estão perdendo dinheiro, muito dinheiro. Na escala mundial o desperdício de alimentos chega a 750 bilhões de dólares.

A atitude do consumidor final é um dos fatores que não se altera entre os países que mais desperdiçam: ele não quer o alimento feio, não considera talos, folhas e cascas como alimento, muita das vezes não sabe fazer a higienização e conservação adequada do alimento e cerca de 50% daquilo que compra vai para o lixo.  E você? O que tem feito para não desperdiçar alimentos? Deixe aqui seu comentário! Esse é um tema que terá a segunda parte. No próximo artigo vamos trazer algumas soluções bem interessantes com o uso da tecnologia. Se você tiver alguma sugestão pode deixar aqui também. É sempre bom compartilhar ideias!

Seja o primeiro a comentar

comente

Scroll Up