HomeRevistaAlmeida, Bentes & Delgado Advogados

Almeida, Bentes & Delgado Advogados

Conduzido pela excelência técnica e pela ética, escritório se consolida como especialista na área criminal

“Nossa proposta é criar o melhor escritório de Advocacia Criminal de Juiz de Fora e da região”. Se era uma sentença ou não, a verdade é que a frase dita por Fernando Bentes se cumpriu. Há dois anos, nascia o Almeida, Bentes & Delgado Advogados, que se consolidou pelo atendimento especializado, pautado na excelência técnica e na ética. A sociedade uniu a expertise dos advogados Thiago Almeida de Oliveira, Letícia Paiva Delgado, Fernando Bentes e Taynan de Paiva Bentes, todos com ampla experiência na área jurídico-criminal. Em seguida, eles passaram a contar com a parceria de Fernanda Meireles Baumgratz.

Com uma atuação tão específica, o perfil dos clientes não seria diferente. São geralmente empresários, políticos, agentes públicos e comerciantes. Pessoas que, pelas funções que exercem, tradicionalmente não se enquadrariam na área criminal, mas que, devido às mudanças na legislação, hoje necessitam desse tipo de assessoria jurídica, conforme explica Letícia Paiva Delgado. “Hoje a área penal é muito abrangente. A Lei Anticorrupção, de 2013, trouxe uma série de tipos de crimes e várias condutas que muitos empresários podem cair por não possuírem uma boa assessoria. Também fazemos uma advocacia voltada para algo que ainda é pouco difundido no Brasil, que é evitar os efeitos da investigação, do inquérito. É o que chamamos de Advocacia Criminal Preventiva”.

Conforme Thiago Almeida de Oliveira, Juiz de Fora tem muito espaço para uma Advocacia Criminal que atue nessa frente empresarial. “Não são crimes do dia a dia, como estelionato, furto ou roubo, mas crimes de fraude de licitações, contra a ordem tributária, de apropriação indébita previdenciária, contra a propriedade intelectual, de registro de marcas, crime ambiental. Existe uma grande demanda, mas a cidade está carente de especialistas penais”, explica.

Para ele, a capacitação e o atendimento individualizado, em que cada pessoa é tratada de forma diferenciada e sigilosa, contribuem para atrair clientes, não só de Juiz de Fora, mas de todo o estado, assim como do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Essa vocação para atuar também fora das fronteiras do município deve-se ao nível de qualificação da equipe. Além da forte atuação anterior na área penal, somos professores, o que dá confiança às pessoas. Essa qualidade acadêmica foi herdada pelo escritório”, constata Thiago.

Trabalho íntegro e responsável rende parcerias com outros escritórios

Para Fernando Bentes, o know-how e a integridade do trabalho, renderam ao Almeida, Bentes & Delgado, boas parcerias com renomados escritórios de Juiz de Fora. “Como os escritórios têm causas variadas, quando existe algum problema criminal, que é muito específico, eles nos passam”, afirma. “Temos uma responsabilidade muito grande, porque, talvez, o Direito Penal seja aquele que tenha maior repercussão na vida do cliente. Causas de outras áreas podem ser traumáticas, mas nesse caso, ele pode ser preso ou perder todo o patrimônio”, prossegue Fernando.

Com ele concorda Thiago Almeida. “Nós lidamos com a preservação da liberdade, um bem que, depois da vida, é o mais importante para o ser humano. É uma atividade que exige enorme responsabilidade e muita técnica. Em nome do resultado, nós empregamos o melhor sempre, nós oferecemos um tratamento diferenciado, mas aí entra a questão ética: não podemos fazer tudo. Nós não transigimos com os deveres éticos do profissional da Advocacia, nem com os limites que a própria lei impõe. Essa também é uma marca do escritório”.

Assessoria à vítima também compõem o portfólio

A Advocacia criminal convencional também faz parte da rotina do Almeida, Bentes & Delgado Advogados, assim como assessoria às vítimas de crimes ou às suas famílias. “Atuamos com sigilo e profissionalismo em causas delicadas, inclusive nas relacionadas à violência contra a mulher, que se enquadram na Lei Maria da Penha”, assegura Taynan de Paiva Bentes.

Um dos casos de assessoria à vítima é o de Luciana. Em julho de 2017, um casal de jovens foi assassinado na Zona Sul de Juiz de Fora. O rapaz era seu filho. Ela procurou o escritório que, desde então, atua no caso como assistente de acusação.

“Fui aconselhada por amigos a procurar o escritório da Dra. Letícia. Eu só tenho a elogiar tamanha competência. A dedicação é extrema conosco. Aguardamos a marcação da data do Júri Popular. Nada vai trazer ‘meus filhos’ de volta, mas estamos lutando para que a justiça seja feita.”

Áreas de atuação

– Advocacia criminal e Tribunal do Júri

– Crimes tributários, empresariais e contra o meio ambiente

– “Compliance” (Atuação com base na Lei Anticorrupção)

– Processos administrativos, inquéritos civis e ações de improbidade

– Inquéritos policiais militares (IPM) e processos militares (criminais e administrativos)

– Advocacia para a vítima

– Consultoria e pareceres jurídicos

– Câmaras criminais e Tribunais Superiores

Confiança no trabalho gera novas parcerias

“Nosso escritório é atuante na área do Direito Empresarial em Juiz de Fora, Ubá e região. Sentimos a necessidade de acobertar as demandas de natureza penal-empresarial, especialmente aquelas que envolvem o Direito Ambiental e o Fiscal, que normalmente derivam para questões criminais. Estabelecemos uma parceria de muito sucesso, porque o ABD nos atende de modo exemplar, com muita eficiência nessas questões.”

Rodrigo Valente – Drummond Piva e Valente Advogados Associados

 

“Quanto tenho uma situação que se reflete na violação de algum ilícito penal, eu recomendo que o cliente procure o ABD. Thiago Almeida foi meu aluno na Faculdade de Direito da UFJF e depois, lecionou comigo. É uma pessoa muito comprometida. Conheci, através dele, a Letícia Delgado. São profissionais extremamente competentes e responsáveis. Sei que vão representar muito bem os interesses das pessoas que eu indico.”

Isabela Gusman Ribeiro do Vale – advogada atuante na área Cível

 

Conheça mais da ABD Advogados em www.almeidabentesedelgado.com.br

Comente este Post!
Scroll Up