HomeRevistaConupes 2019 – Congresso investiga relação entre espiritualidade e saúde

Conupes 2019 – Congresso investiga relação entre espiritualidade e saúde

Houve um tempo em que a Medicina se preocupava, prioritariamente, com curar doenças. Depois, passou a tentar preveni-las. E, mais um passo à diante, quis proporcionar qualidade de vida às pessoas. Agora, chegou a um novo patamar, onde os profissionais da área de saúde estão somando esforços em torno da meta de encontrar mecanismos que permitam ao ser humano viver de forma plena, saudável, feliz consigo e apto a exteriorizar suas virtudes!

Tudo isso, tendo como ponto de partida, os mesmos conceitos científicos embasados em evidências que norteiam, tanto a Medicina, quanto a Psicologia, Enfermagem e demais áreas de atuação na saúde.

No entanto, esse novo paradigma tem se deparado com um fator curioso. A espiritualidade do paciente impacta em sua saúde? Como? Por quê? São perguntas que estão mobilizando um número cada vez maior de profissionais e pesquisadores altamente renomados no mundo todo.

Essa realidade estará muito bem representada em Juiz de Fora durante a realização da segunda edição do Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade, dias 29 e 30 de março do próximo ano, no Trade Hotel. O evento é uma promoção do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Espiritualidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (Nupes-UFJF).

O coordenador do Nupes, Alexander Moreira de Almeida,  destaca que “atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de pesquisa sobre saúde e espiritualidade no mundo. Por isso, o tema do Conupes 2019 será ‘Desafios na Pesquisa em Espiritualidade e Saúde’. A programação vai contemplar desde os pesquisadores iniciantes até os mais experientes, atendendo também os anseios daqueles que planejam dar os primeiros passos no segmento de pesquisa científica.”

Além das conferências e mesas redondas, o congresso irá contar também com três cursos, sendo um básico e outro avançado sobre ‘Pesquisa em Espiritualidade em Saúde’, e um a respeito de ‘Pesquisa em Experiência Espiritual e Relação Mente-Cérebro’. Mais: espaço para apresentação de pôsteres e mentoria.

Saiba mais sobre o Conupes 2019 em: conupes.com.br

 

Palestrantes confirmados

Tyler VanderWeel

Professor titular de Harvard e referência mundial em pesquisas sobre saúde e espiritualidade. No congresso, ele abordará duas de suas principais linhas de estudo: método para investigar as relações causais de espiritualidade sobre a saúde e para fazer avançar a ciência da felicidade e do florescimento humano. É autor do maior e melhor estudo já realizado sobre o impacto da religiosidade nas taxas de suicídio, em que investigou quase 90 mil pessoas durante 14 anos.

Alvaro Avezum

Um dos quatro cientistas brasileiros mais influentes no mundo! Avezzum participa de várias pesquisas clínicas e epidemiológicas internacionais ligadas à área cardiológica. O médico também realiza uma série de investigações acerca de evidências científicas do impacto da espiritualidade no quadro clínico dos pacientes.

Mário Peres

Neurologista é referência internacional no assunto cefaleias. Peres é pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, além de ser médico do corpo clínico do mesmo hospital. É autor do livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?”, pela Integrare Editora.

Comente este Post!
Scroll Up