HomeRevistaEspaço Mágico se une à Rede de Ensino Apogeu

Espaço Mágico se une à Rede de Ensino Apogeu

Duas referências educacionais agora desenvolvem projeto de excelência em conjunto

O padrão de excelência educacional chega ao patamar mais alto em Juiz de Fora. A Rede de Ensino Apogeu e o Centro Educacional Espaço Mágico se aliam para oferecer, desde o berçário até o Ensino Médio, os pilares que vão promover, no aluno, seu completo desenvolvimento.

Com um projeto pedagógico que prioriza a formação da pessoa em longo prazo e de forma contínua, a parceria atualiza o conceito de educação, ao mesmo tempo em que reforça a principal característica das duas instituições: o acolhimento. Item destacado por todos os pais, como imprescindível.

Se, para muitos, a proposta de revolucionar o ensino parecia improvável, para o Apogeu é um projeto arrojado, mas extremamente viável. E hoje, está mais do que consolidado! Há 18 anos, a filosofia de trabalho adotada aposentou a ultrapassada metodologia mecânica das disciplinas e rompeu as fronteiras de Juiz de Fora. Já são 18 unidades no estado, entre próprias e parceiras.

Quem conhece a história do Apogeu sabe bem que nada é por caso. A trajetória de êxito esteve sempre pautada em princípios muito bem fundamentados. O fundador e propulsor do Apogeu, Makerley Arimateia, revela sem segredos sua receita de sucesso: sonhar grande. “Dedico minha vida a desenvolver projetos educacionais. Acredito que só a educação de excelência, que forma cidadãos priorizando a ética, é capaz de transformar o mundo”, revela.

Proposta semelhante move o Espaço Mágico há 29 anos. A tríade amor, dedicação e respeito foi o ponto de partida para esta, que é uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de educação infantil em Juiz de Fora, e que se tornou referência também na região. O atendimento personalizado e individualizado foi imprescindível para que as fundadoras da escola, Andréa de Moura Coutinho e Jucéli Coutinho Nascimento assumissem esse compromisso com a educação dos pequenos, desde os quatro meses de vida, até os cinco anos de idade.

“Cada criança é única e os anseios de cada família, específicos. Por isso, escutar cada responsável pelos alunos foi essencial para construirmos a parceria família e escola. Tivemos o privilégio de desenvolver projetos pedagógicos com temas criativos que despertaram a curiosidade e o interesse das crianças, e assim, atingir nosso objetivo que é uma educação significativa e prazerosa”, analisa Andréa Coutinho.

Andréa revela ainda que o compromisso assumido é tão verdadeiro e forte, que é necessário ter a sensibilidade de perceber o momento certo de parar e transferir para outras pessoas que tenham o mesmo legado que o seu. “Assim acreditamos que a Rede de Ensino Apogeu dará sequência ao comprometimento de educar com amor. Agradecemos todas as famílias que confiaram em nós e estiveram conosco dividindo o que de mais precioso possuem, seus filhos”, conta a diretora com a certeza de que o Apogeu assumirá a missão com maestria.

Muito além das salas de aula

Se as primeiras sensações vão definir a vida adulta das pessoas, o que se observa no Apogeu e no Espaço Mágico é que essas experiências são as melhores. O cuidado vai desde o estímulo à uma alimentação saudável até a realização de projetos educacionais que priorizam o crescimento de competências e habilidades, sempre valorizando a infância e as brincadeiras.

Aulas de movimento, música, artes visuais, matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade fazem parte do dia-a-dia dos pequenos no Apogeu e no Espaço Mágico. De forma lúdica, as crianças são introduzidas em processos que estimulam o crescimento e o desenvolvimento de atividades.

A nova unidade conta com biblioteca, sala de artes, refeitórios (de acordo com cada idade), brinquedoteca, berçário (com sala de berço e de banho) quadra de esportes, sala de música/videoteca, casinha, parquinho de areia, salão de festas, horta e áreas livres. A estrutura física é muito grande, assim como é enorme a segurança que a cerca. Aulas extracurriculares como balé, capoeira, futebol, inglês e musicalização podem ser feitas a partir do Maternal II.

Para os pais, além da certeza de que o filho está sendo acolhido em um ambiente de carinho e estímulo, também há a comodidade de período parcial ou integral, de acordo com a necessidade da criança e da família.

E quem dá essa certeza para a família é o sorriso na hora da entrada, a segurança adquirida para entrar sozinha na escola, o abraço firme na hora do reencontro e, principalmente, a vontade de voltar no dia seguinte.

Laboratório de Inteligência de Vida (LIV)

 Nada de tubos de ensaio ou microscópios de última geração. No Laboratório de Experiência de Vida (LIV), a grande experiência é como o nome explicita: a própria a vida, com direito a testar sentimentos e relacionamentos.

O LIV é uma proposta desenvolvida pelo Sistema Eleva, que tem como objetivo criar um espaço coletivo para que os alunos aprendam a lidar com os próprios sentimentos.

Desde o Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, as crianças assimilam conhecimento de forma lúdica, onde todos os sentimentos são permitidos. Dessa forma, autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamentos são despertados e incentivados desde muito cedo.

Já para os alunos a partir do 4º ano, até o Ensino Médio, foi criado um currículo com habilidades indispensáveis para os desafios do século XXI.

Saiba mais sobre o LIV em inteligenciadevida.com.br

Acolhimento motiva os pais

 “Depois de pensarmos muito a respeito do melhor momento para colocar nosso filho em uma escola, decidimos que seria quando ele completasse dois anos. Levantamos alguns nomes e, depois, fizemos um estudo de campo: visitas presenciais aos locais que havíamos considerado mais relevantes. Mas, ao conhecermos o Espaço Mágico a diferença foi nítida. Funcionários altivos, que chamavam pais e crianças pelo nome, salas amplas, limpas, cozinha organizada e cozinheiras felizes. Uma equipe muito educada e simpática. Nossa escolha não poderia ter sido melhor!”

Alexandre Silveira e Amanda Firjam, pais do Nicolas, de dois anos

 

“Só tenho elogios a fazer ao Espaço Mágico. Meus três filhos mais velhos, que hoje estão com 20, 19 e 17 anos, estudaram lá. A experiência foi tão satisfatória, que agora, minha filha caçula, de três anos, está matriculada e adora a escola. As aulas extras são um diferencial que facilitam minha vida, já que se concentram em um só lugar. O desenvolvimento dela é perceptível. É um ambiente quase que familiar, uma extensão de casa.”

Luiz Fernando Calixto – empresário, pai da Luiza, de três anos

 

“O Espaço Mágico nascia e eu começava a andar. Ali eu era criança, crescia e sem saber aprendia tudo que é essência e essencial! Mas só mais tarde pude entender o conforto e a segurança que meus pais sentiam e então, minha Manu – com 6 meses e ainda no colo – foi aprender a andar e a abrir caminhos naquele espaço cheio de mágicas. Agora, adulta e mãe, eu sei dar nome ao que era só sentimento; eu sei dar nome à tranquilidade que aquele espaço de mágica me inspira: acolhimento, transparência, profissionais competentes e comprometidos, metodologia lúdica, trabalho, seriedade…”

Ana Carolina de Alencar Nascimento – fisioterapeuta, mãe da Manu, 1 ano

 

“Tenho três filhos, Giovanni, Guilherme e Pedro. O mais velho estudou no Espaço Mágico até sua formatura, no 2º período. Guilherme e Pedro ainda estão lá. Minha primeira experiência em uma outra escola não foi boa, meu filho saía de lá triste e calado. Quando conheci o Espaço Mágico, encontrei pessoas muito responsáveis, comprometidas e preocupadas com a educação e bem-estar das crianças e funcionários.”

Luciana Manganelli Lopes Viggiano, contadora da MRS Logística, mãe do Giovanni, de 10 anos, do Guilherme de cinco, e do Pedro, três

Comente este Post!
Scroll Up