HomeRevistaClínica Ágape

Clínica Ágape

Clínica Ágape  

Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças, adolescentes, adultos e idosos

O Brasil é, hoje, o país com maior número de pessoas ansiosas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da nossa população, o equivalente a 18,6 milhões de brasileiros, se enquadram nesse perfil. Não à toa, o transtorno é considerado o mal do século. É preocupante!

A boa notícia é que existe, sim, tratamento para as fobias, o Transtorno Obsessivo Comulsivo (TOC), o transtorno de pânico e outros transtornos que compõem o quadro de ansiedade. Entre eles, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se apresenta como uma das alternativas mais eficazes por ser uma forma de abordagem da Psicologia que tem foco na interpretação e significação dos fatos que afetam o indivíduo e a relacionam com seu comportamento. Esse conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas busca reconstruir e/ou desconstruir eventos internos e externos durante a psicoterapia.

Há mais de uma década oferecendo esse tipo de tratamento psicológico em Juiz de Fora, a Clínica Ágape (Centro de Terapia Cognitivo-Comportamental) tem como ênfase a abordagem cognitivo-comportamental. Para os terapeutas que atuam na clínica, cada indivíduo traz em si uma série de forças e virtudes que precisam e devem ser desenvolvidas ao longo da vida. Na equipe altamente capacitada estão os especialistas, Alessandra Ghinato Mainieri, Andressa Bianchi, Camila Ferreira, Carolina Stersa, Driele Reis, Gilsa Arantes, Lílian Bertges Lage, Lúcio Farinazzo e Rafael Baracho, além da idealizadora da clínica, Dra. Janaína Siqueira.

Além de um trabalho voltado ao melhor manejo de aspectos desadaptativos, como pensamentos distorcidos, comportamentos de risco e desregulação emocional, a TCC enfatiza a colaboração e a participação ativa do paciente. “Por este motivo, a TCC apresenta resultados significativos nos tratamentos, sendo considerada pela OMS e American Psychology o modelo de maior eficácia. Ela pode ser aplicada em casos de diversos transtornos, em adultos e crianças”, explica a idealizadora da Ágape, a psicóloga Janaína Siqueira.

Nossas especialidades

Mais do que um tratamento convencional, a Clínica Ágape promove a saúde e o bem-estar integral dos pacientes. Para isso, conta com avaliação e reabilitação neuropsicológica para todas as idades.

  • Treino de habilidades sociais: assertividade, auxílio para quem deseja encontrar um relacionamento afetivo, melhor convívio e contato social
  • Controle do estresse e da ansiedade
  • Planejamento de estudos para pessoas que estão prestando concursos públicos, residência ou vestibular
  • Orientação vocacional
  • Reorientação vocacional para aqueles que já têm uma profissão e não estão satisfeitos com o caminho escolhido
  • Avaliação para cirurgia bariátrica
  • Auxílio e avaliação para tratamento da obesidade
  • Transtornos alimentares como anorexia, bulimia e compulsão alimentar
  • Fobias: medo de dirigir, medo de agulha, insetos, palhaço, animais e outras
  • Fobia social e timidez

Ressignificado para a vida 

“Fui diagnosticado com transtorno alimentar e ansiedade. Sou uma pessoa conhecida na cidade e meu trabalho e minha vida social sempre contribuíram para isso. Procurei a Clínica Ágape num momento em que mudaria ou iria para o fundo do poço. Escolhi a primeira opção. Mas, só quem passa por isso sabe que chega uma hora em que ficamos estagnados. Há cerca de seis anos foi o começo da minha virada! Primeiro, houve um trabalho de aceitação de que se tratava de uma doença. Obesidade não tem cura, mas tem tratamento. Fui direcionado a outros profissionais, como o endocrinologista e o cirurgião que fez minha bariátrica. Após a cirurgia consegui emagrecer 70 quilos. Se não cuidar, sei que posso engordar novamente. Os profissionais da Ágape me deram total assistência antes e após o procedimento. Ainda estou em tratamento, mas posso dizer que, emocionalmente, sou outra pessoa. O tratamento me ensinou a ter equilíbrio em todos os sentidos, até mesmo financeiro.”

Marcelão Panisset – músico e empresário

 

“Tive um episódio de depressão e fui orientada, pelo psiquiatra, a fazer terapia. Então, descobri que tinha transtorno de ansiedade. A depressão foi curada, porque era circunstancial. Já a ansiedade vai me acompanhar a vida toda, mas pode ser controlada. Hoje, estou muito bem. Na Ágape, aprendi que a terapia também atua de forma preventiva, é para a vida toda”.

Maylane Massacesi – professora

Comente este Post!
Scroll Up