HomeRevistaColmeia Jardim Escola

Colmeia Jardim Escola

Um olhar diferenciado para a educação

A Colmeia Jardim Escola vem somar no cenário da educação de qualidade em Juiz de Fora. Situada no bairro Granbery, numa casa tombada pelo patrimônio histórico, recebe crianças de 2 a 5 anos para a educação infantil, nos turnos da manhã e da tarde.

Muito consciente da importância da educação nessa etapa do desenvolvimento, o trabalho pedagógico, pautado na Pedagogia Waldorf, se baseia em criar um ambiente saudável para que as crianças possam desenvolver suas potencialidades.

Preservar a infância com todas as suas brincadeiras, sonhos, encantos e necessidades é uma tarefa das mais importantes. Hoje, temos vivido um processo de aceleração e de queima de etapas que acabam por refletir numa formação segmentada.

O tempo de brincar precisa ser visto como um período de extrema importância, uma das atividades mais sérias da criança, pois brincando ela é capaz de se colocar no mundo de forma ativa, interessada, exercita e fortalece vários processos necessários para a próxima fase: a alfabetização.

A Colmeia Jardim e Escola oferece esse espaço físico e afetivo, de olhar para cada criança de forma individualizada, respeitando o seu ritmo. As turmas são pequenas, o maternal acolhe aproximadamente 8 a 10 crianças por turma e o jardim até 14 crianças.

A alimentação é outro ponto que é tratado com muito cuidado. A escola não oferece açúcar em nenhuma forma, faz opção por frutas e grãos integrais, proporcionando mais vitalidade e formando um hábito alimentar mais vivo, rico e variado.

O Maternal

O ritmo do maternal é especialmente cuidado para que as crianças se sintam seguras e acolhidas. Ao chegarem, brincam dentro da sala enquanto a professora prepara o lanche. Os cheirinhos dos alimentos perfumam o ar. Os gestos da professora no preparo do alimento e arrumação da mesa são fontes de inspiração para a imitação. A hora do lanche segue um pequeno ritual conduzido por cantigas e poemas. Brincar lá fora é uma grande alegria para o maternal, um brincar expandido, como eles, com elementos da natureza. Muito movimento! Assim começam a dominar seus corpinhos e aos poucos vão ganhando consciência de como se movimentar para conquistar o que desejam.

O Jardim

No Jardim, as crianças começam a ter um tipo de brincar mais elaborado, o movimento ainda é grande, mas começam e “pensar” a brincadeira e encontrar meios para construir o que imaginaram. Com este brincar começa também uma socialização e colaboração para execução dos planos. O ritmo será sempre um fator estruturante e saudável em qualquer sala waldorf! São atividades próprias do jardim: desenho, aquarela, trabalho manual, culinária e jardinagem.

Comente este Post!
Scroll Up