HomeRevistaMATÉRIA AURORA REVISTA PAUTA ECONÔMICA

MATÉRIA AURORA REVISTA PAUTA ECONÔMICA

MATÉRIA AURORA REVISTA PAUTA ECONÔMICA

AURORA: O AMANHECER DE UM NOVO TEMPO PARA AS MULHERES NA POLÍTICA

O penteado de cabelo preso em rabo de cavalo, com a ajuda de um lenço temático do Outubro Rosa, nem de longe anuncia que se trata de uma deputada estadual, com mais de 80 mil votos recebidos. Mas a simplicidade e a humildade sempre foram características da Delegada Sheila, idealizadora do Aurora, um projeto que está capacitando mulheres para conseguir romper os padrões há tanto tempo estabelecidos na política brasileira e mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser. E por que não na política?

Para mais de uma centena de mulheres que se inscreveram no curso, totalmente gratuito, ela é o referencial: a delegada competente, a mãe dedicada de 4 filhos, a representante pública acessível, a jovem mulher que decidiu que podia e deveria fazer mais. Vereadora mais bem votada da história de Juiz de Fora, em 2016, e deputada estadual líder em votos em toda a Zona da Mata, em 2018, Sheila vem trilhando com sucesso um caminho no qual muitas sequer conseguiram dar o primeiro passo.

Foi ao tentar entender o porquê de as mulheres brasileiras terem tanta dificuldade em competir de igual para igual com os homens em cargos representativos que surgiu a ideia do Aurora: mensalmente, sempre aos sábados pela manhã, são oferecidas aulas com especialistas de diversas áreas, como direito, marketing e política. Toda essa capacitação está ajudando uma série de mulheres, das mais variadas origens, idades, ideologias, capacidades e experiências, a suprir as carências de conhecimento técnico, de demandas de custeio e meandros de uma campanha eleitoral, que limitam milhares de mulheres a concorrer aos cargos públicos.

Em outubro, a aula no Hotel Serrano, no centro de Juiz de Fora, teve uma temática especial: a prevenção ao câncer de mama. Na manhã ensolarada de um sábado de primavera, a anfitriã do evento espalhou sementes que têm tudo para florescer em breve. Sementes de encorajamento, de motivação e de compromisso com o próximo.

O sorriso franco e o rosto de menina muitas vezes contrastam com a sabedoria e a serenidade. No centro do auditório, ela cativa o público com uma naturalidade ímpar. Atentas, as Auroras e suas convidadas – muitas delas vitoriosas na luta contra o câncer – ouviram sobre prevenção e a importância de seguir forte e confiante. “Nossa vida é importante. Para Deus, para nossas famílias e para as pessoas à nossa volta. E todas nós fazemos diferença na vida de alguém. Nós somos mulheres, e o mundo precisa de nós: felizes, fortes e poderosas”.

E se isso vale para quem está lutando contra a doença, vale também para quem escolhe encarar o grande desafio que é ingressar na política, esse terreno tão árduo, complexo e que exige diversos sacrifícios. Mas esse é o espírito Aurora: dedicação, solidariedade e força de vontade. Pessoas que se doam em prol de outras pessoas, crescendo e lutando juntas. Uma por todas e todas por uma.

Hoje, Sheila é a referência e a inspiração. O alvo disputado para fotos, abraços e cumprimentos. Mas, muito em breve, as alunas do curso também serão exemplo para mais e mais meninas. Como futuras líderes, elas também vão experimentar a incomparável sensação de inspirar e cativar. E, no final, é sempre disso que se trata: fazer o seu melhor e ser capaz de transformar vidas e destinos.

Saiba mais pelas redes sociais: @delegadasheila e @mulheresaurora

Democracia Digital e Defesa da Infância: dois importantes vetores no trabalho da deputada mais votada de Juiz de Fora.

Em um país com tantas mazelas e dificuldades, os representantes públicos precisam encampar diversas bandeiras simultaneamente. Nesse primeiro ano de mandato como deputada estadual, a Delegada Sheila abriu as portas da Assembleia para um tema gravíssimo e que atinge crianças de todas as camadas sociais: a pedofilia. Além disso, junto com o deputado Charlles Evangelista, ela também lançou um projeto pioneiro, que conta com a participação e o voto popular para a escolha do envio de emendas parlamentares.

A Comissão Parlamentar Juntos Contra a Pedofilia e o projeto Nossa Emenda são bons exemplos de que, mesmo com pouco tempo de mandato, é possível fazer muito para atingir os objetivos. E isso só é possível através de trabalho, dedicação e criatividade.

Poder fazer algo relevante pelas crianças que sofrem com o abuso sexual e evitar que mais jovens sejam vítimas desse tipo terrível de violência, que deixa marcas para toda a vida, sempre foi uma missão importante na vida da Delegada Sheila, seja atuando na Polícia Civil, na Câmara de Vereadores ou na Assembleia Legislativa. É um desafio enorme, mas maior ainda é gratificação em poder mudar o destino de milhares de crianças, que diariamente sofrem com o abuso sexual.

Como presidente de uma frente suprapartidária, composta por integrantes de diversas áreas que atuam diretamente no combate desse mal terrível, ela está liderando um grupo responsável por discutir e preparar atividades legislativas, leis, requerimentos, providências e campanhas que protejam nossas crianças e jovens da exploração sexual e da sexualização precoce.

Paralelamente a este trabalho, a Delegada Sheila também criou o Nossa Emenda: uma plataforma de votação online em que o eleitor escolhe o destino das emendas parlamentares. Mais de 7 mil votos já foram computados, escolhendo onde os recursos públicos devem ser empregados. As aéreas incluem Saúde; Segurança; Educação, Infância e Juventude; e Infraestrutura.

Todos os deputados, sejam eles estaduais ou federais, têm a prerrogativa de enviar recursos às suas bases. Mas, infelizmente, nem sempre isso é feito de maneira transparente. Buscando uma maior participação popular e transparência, Sheila e Charlles optaram por incluir o eleitor nessa decisão tão importante, que impacta a vida de tanta gente. Assim, no site www.nossaemenda.com.br é possível escolher a área de votação, a ação e o município onde o recurso será empregado. Participe, a votação vai até dia 15 de Novembro!

“Nossa vida é importante. Para Deus, para nossas famílias e para as pessoas à nossa volta. E todas nós fazemos diferença na vida de alguém. Nós somos mulheres, e o mundo precisa de nós: felizes, fortes e poderosas” – Delegada Sheila

Comente este Post!
Scroll Up