HomeRevistaMenos imposto, mais feiras livres e mais árvores

Menos imposto, mais feiras livres e mais árvores

Como o vereador Marlon Siqueira vem trabalhando a sustentabilidade em seu mandato

Neste mês de janeiro, os juiz-foranos autônomos tiveram uma surpresa ao receber o carnê anual do Imposto Sobre Serviços (ISS): uma redução de 40% no valor a ser pago. A queda chega a quase R$750 em uma das faixas. O trabalho pelo redução do tributo foi coordenado pelo vereador Marlon Siqueira, presidente da comissão formada para discutir o imposto: “Buscamos um imposto mais justo e condizente com a situação financeira e de mercado dos dias atuais”, destacando que foram mais de 13 meses de trabalho ao lado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e conselhos profissionais para chegar a este resultado.

A conquista da redução do ISS é mais uma ação do mandato do vereador Marlon que pode ser destacada nos princípios da “sustentabilidade”, conceito que começou a ser cunhado e mais utilizado a partir da Declaração de Estocolmo, em 1972. É sustentável tudo aquilo é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. “Como vereador, mais do que ações individuais que simbolizam os três vértices da sustentabilidade, procuro aplicar este conceito em todas minhas ações e projetos”, explica o vereador.

Outro projeto que atende a essas virtudes foi a criação da feira livre noturna – feita pela PJF, por iniciativa do Legislativo. Através de um requerimento e mobilização ao lado dos feirantes, Marlon Siqueira propôs a criação da feira que mudou o cenário da Praça Antônio Carlos nas quartas. Segundo o vereador, o projeto pode ser exemplo de iniciativa sustentável pois “tem ganho social, na geração de 200 empregos diretos; ambiental, ao fixar o trabalhador rural com qualidade no campo; e econômico, na movimentação de R$ 7 milhões por ano, em um recente levantamento.”

Na esteira de temas nacionais, o vereador também se preocupa com pautas importantes em seu mandato, como o desastre em Brumadinho, que completa um ano em janeiro. Trazendo este debate para Juiz de Fora, Marlon solicitou uma audiência pública para falar das barragens de rejeitos da cidade, um trabalho que progrediu para uma série de visitas técnicas a esses locais, acompanhado de especialistas. O resultado foi a adoção de uma série de medidas de segurança que ainda não tinham sido tomadas, como a delimitação das “Zonas de Autossalvamento” “É preciso estar atento ao que acontece no Brasil e no Estado e impactam na cidade, seja para trazer o tema ao contexto municipal ou na busca de recurso. Outro exemplo, é que oficiando o Governo do Estado, conseguimos a reforma do Grupo Central, o Palacete Santa Mafalda (na Av. Rio Branco), após anos de luta protagonizada por toda a comunidade acadêmica da E. E. Delfim Moreira”, exemplifica.

Falar de sustentabilidade é falar também de Meio Ambiente. Entre os projetos na área, por exemplo, Marlon legislou criando o “Disque Plante Uma Árvore” (ainda a ser regulamentado pelo Executivo), o “Parcão”, sobre alimentos orgânicos e agroecológicos, e triplicou a multa para maus-tratos aos animais, que poderá ser destinada para tratamento e castração, como no projeto do Castramóvel. “Em nosso mandato, terminamos 2019 com recorde em audiências públicas, mais de 70 projetos de lei, 1300 requerimentos e 30 representações. Contudo, mais do que os números, queremos apresentar nosso trabalho por uma Juiz de Fora mais sustentável como caminho e objetivo. Espaços como a ‘Pauta’ são excelentes instrumentos de transparência ativa em que podemos prestar contas do nosso mandato”, concluiu.

Legendas:

  1. Por solicitação de Marlon, as barragens de Juiz de Fora foram tema de audiência pública e uma visita técnica
  2. Ao lado da comunidade acadêmica da escola, Marlon cobrou as obras de reforma do “Grupo Central”. As obras estão em curso no palacete da Avenida Rio Branco
  3. Em parceria com a iniciativa privada, 6 unidades do “Parcão” foram construídas: nos bairros São Mateus, Bairu, Bom Pastor, Benfica, Quintas da Avenida e no Canil Municipal

 

 

Comente este Post!
Scroll Up