HomeRevistaSaúde e Espiritualidade

Saúde e Espiritualidade

Congresso internacional aborda experiências espirituais, pesquisas e implicações clínicas

Centenas de pessoas de 14 estados do Brasil e mais de 60 diferentes cidades de todo território nacional estarão reunidas em Juiz de Fora, nos dias 13 e 14 de março, com um único propósito: trocar experiências e informações acerca de seus estudos sobre saúde e espiritualidade. São muitos médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas e profissionais da área de humanas, que estão se mobilizando para vir à Zona da Mata mineira. E, em breve, a cidade será o centro de conferências e mesas-redondas com os maiores especialistas do segmento.

Segundo o psiquiatra e professor Alexander Moreira-Ameida, um dos organizadores do III Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade, que é uma realização do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Espiritualidade da UFJF (NUPES/UFJF) em parceria com a Mais Comunicação e Eventos, existe uma explicação bastante lógica para a ampla adesão.  “Buscamos congregar profissionais, estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas para estudar as implicações clínicas da espiritualidade. E, não só isso, mas, também, os aspectos de pesquisa e de ensino. Neste ano de 2020, nós temos como tema central as experiências espirituais. As mais diversas, desde experiências de quase morte, experiências de transe, curas espirituais, experiências de conversão, perda de fé e práticas espirituais como meditação, por exemplo.”

Um dado interessantíssimo para esta terceira edição do Conupes, é que o congresso terá dois convidados internacionais. “O professor Francis Lu da Universidade da California, nos Estados Unidos, que é o criador da categoria ´problemas espirituais e religiosos´ no DSM-5 da Associação Psiquiátrica Americana. E também teremos o professor Miguel Farias da Universidade de Conventry, na Inglaterra, que é um grande pesquisador na área de meditação e experiências espirituais. Ele vai falar sobre meditação: o que é fato e o que é mito, baseado em pesquisas. E ainda falará sobre a crença daqueles que não creem”, adianta Alexander Moreira-Ameida.

Além das conferências e mesas redondas, o congresso irá contar também com três minicursos e mentorias individuais.

Concurso cultural é a grande novidade do Conupes 2020

Em parceria com o Instituto Halcyon, acontecerá o primeiro concurso cultural do Conupes, onde serão avaliadas e premiadas três categorias: Poesia e Contos; Vídeos e Cartões-postais.

O ambiente acadêmico exige extrema dedicação e racionalização. É uma tarefa que exige coragem e persistência. E, a todos esses aventureiros do saber, é compreensível que o entusiasmo pelo trabalho cotidiano, muitas vezes, ofusque outras dimensões essenciais que integram cada um, combustíveis que inspiram e impulsionam adiante as pesquisas nos seus dias mais desestimuladores. “Reconhecendo o ser humano que existe por trás de cada pôster, artigo e palestra, e no intuito de tornar congressos acadêmicos eventos em que seus frequentadores sejam instigados a não só contribuir com as informações científicas mais recentes e de melhor qualidade, mas também com aquilo que dentro de si e seus colegas os move integralmente em busca daquela luz, traz-se a proposta da I Seção Cultural do Conupes, aberta a todos os inscritos, seus esposos(as), filhos(as) e pacientes”, informa a pediatra Carolina Fagundes Dias Fonseca, à frente do Instituto Halcyon .

Lançamento da HU Revista

O Conupes 2020 será aberto de forma muito especial e emblemática! O primeiro evento do dia 13, às 8h30, será o lançamento oficial de uma edição especial da HU Revista com o tema: “Espiritualidade e saúde: aplicações práticas”.

A produção deste número temático foi coordenada por Hélady Pinheiro, editora da HU Revista, e foi editado pelos pesquisadores do NUPES, Alexander Moreira-Almeida, Pedro Resende e Janaína Siqueira.

Hoje, já se reconhece a necessidade de se abordar a espiritualidade nos cuidados em saúde, mas o problema é como fazê-lo, pois a maioria dos estudantes e profissionais da área não recebeu treinamento no tema. Para preencher essa lacuna, a HU Revista publicou esse volume temático. São 15 artigos escritos por muitos dos principais especialistas do Brasil no segmento. A diversidade de temas e de formação dos autores dos artigos reflete a pujança do país no campo da Espiritualidade e Saúde.

Comente este Post!
Scroll Up