HomeRevistaSoluções bem estruturadas

Soluções bem estruturadas

Nikola Arsenic projeta inovações no segmento de arquitetura e urbanismo

Conhece alguém que fez um projeto arquitetônico incrível, mas não conseguiu executá-lo? Provavelmente, sim! Porque essa é uma realidade muito comum. Entre o desejo e a finalização da obra, para muitas pessoas, parece haver um abismo intransponível que envolve cálculos, obtenção de licenças e alto investimento financeiro. Situações que o arquiteto Nikola Arsenic conhece bem de perto e que, agora, está pronto para desmistificar e provar que é possível, sim, concretizar sonhos.

“De modo geral, tanto pelo sentimento de urgência que se tem, quanto pela falta de conhecimento também, os projetos são elaborados com pouca preocupação com a viabilidade da futura obra. E quando digo viabilidade, penso tanto em seu orçamento, quanto em sua exequibilidade e ainda na manutenção da edificação ao longo da sua vida útil”, pondera o profissional.

Para Nikola, “a ausência de planejamento na fase inicial de um projeto acarreta em aumento no orçamento para construção, e, a longo prazo, despesas extras, que acompanharão os usuários da edificação com o passar dos anos. E todos esses gastos para corrigir falhas que poderiam ter sido evitadas desde o começo.”

É nesse cenário que a Arsenic Arquitetos desponta mais uma vez ao utilizar a moderna tecnologia conhecida como “BIM” (Building Information Modelling), que é considerada o presente da arquitetura e da construção civil no Brasil e no mundo. A técnica consiste em aplicar um sistema de representação digital das características do projeto, possibilitando a análise integrada de informações relativas à cada obra. Em resumo: uma forma de projetar com mais assertividade para que cada cliente possa economizar em todas as fases seguintes.

Uma trajetória de lutas e sucesso

Nikola atua há 21 anos em Juiz de Fora e no Brasil. Seu percurso até a cidade começou com o desejo de se reencontrar e recomeçar a vida, longe dos intensos conflitos político-sociais em seu país de origem, a já não mais existente, Iugoslávia. Mudanças difíceis para uma pessoa de 26 anos, com família, amigos e tantas outras fortes conexões. Mas, o jovem arquiteto, repleto de vontade e força criativa, estava decidido a se lançar rumo a novos horizontes. E, que bom ter chegado até nós, porque se tornou uma figura ímpar e essencial na construção de uma nova fase da arquitetura contemporânea em Juiz de Fora.

Em 2019, ele completa três ciclos de sete anos, se reinventando mais uma vez. A atuação como professor de arquitetura, contribuindo para a formação de novos talentos, e a gestão de um dos mais promissores escritórios da área, o levou a uma descoberta pessoal: apenas projetar não basta. É preciso contribuir com todas as ferramentas necessárias para que os clientes possam, de fato, construir. Assim, está nascendo o novo serviço de consultoria da Arsenic Arquitetos, que pretende conscientizar as pessoas de que vale muito a pena investir em um planejamento mais aprimorado, para se ter menos gastos e ganhar tempo na realização do empreendimento.

“Quando olho para trás, realmente, percebo esses três ciclos. O primeiro se deu com minha adaptação e assimilação de cultura, porque é uma grande aventura ser um estrangeiro em um país tão interessante, tão curioso, tão contrastante… tão tudo, um planeta Brasil, intenso. Depois tem o segundo, de consolidação, onde me casei, abri minha empresa, me tornei professor, fiz meu escritório crescer, criei vínculos sociais… O terceiro é uma etapa em que eu precisava de um período de contemplação do que passou e encontrar tempo para outros ‘Nikolas’. Foi bom aproveitar e pensar sobre tudo, viajar o mundo, testar outros aspectos da minha personalidade”, relata o arquiteto.

Agora, Nikola está diante de uma quarta etapa. “Não vou deixar de fazer o que sempre fiz: desenvolver projetos e gerir meus negócios. Mas, farei tudo isso com menos ansiedade, de forma mais madura e natural”, afirma.

Na prática, significa que Juiz de Fora está ganhando mais uma vez em inovação, sofisticação e oferta de novas soluções no segmento de arquitetura. Isso porque, segundo Nikola, “muitas pessoas falam de projeto, mas, não usam 5% do que ele representa. Nós nos envolvemos de forma efetiva junto ao empreendimento, desde sua idealização até a conclusão. Dessa forma, conseguimos enfrentar os desafios, antecipamos soluções e identificamos quais as principais necessidades do trabalho a ser realizado. Assim, é possível agregar valor aos clientes e ao que será realizado numa fase em que os investimentos aplicados, ainda se encontram baixos”.

A resposta encontrada por Nikola, depois de três anos intensos dedicados à pesquisa no exterior, é a necessidade de especificação, cálculo e planejamento dos detalhes. “Entendemos que o projeto é uma ferramenta poderosa, tanto para quem quer uma casa quanto para um gestor público que precisa levantar fundos para melhorias de infraestrutura, plano diretor ou resolver problemas em situação de urgência e emergência. Daí a necessidade de extremos cuidados”, ressalta.

Projetos realizados

Grandes projetos não faltam no portfólio da Arsenic Aquitetos. São edificações residenciais e comerciais, revitalizações e planejamentos urbanos, patrimônio, projetos culturais, industriais e retro-fit e que demonstram, de fato, a amplitude do trabalho desenvolvido e o domínio sobre as mais avançadas técnicas. E assim, de forma natural, Nikola cresceu enquanto profissional e também promoveu o desenvolvimento de Juiz de Fora. “Entendi que o processo de projeto podia ser estruturado de tal maneira que ele fosse realmente um motor de crescimento, não só da minha empresa, como dos meus colaboradores e clientes também“.

Suas obras estão espalhadas em vários pontos do Brasil, com destaque, é claro, para Juiz de Fora, Três Rios, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba, além de outros países, como Angola. Entre as realizações mais recentes está o empreendimento Residencial Monte Verde, quatro torres com 128 apartamentos, cuja as obras já foram iniciadas no bairro Estrela Sul, em Juiz de Fora – um projeto selecionado através de licitação nacional.

Equipe especializada

A equipe da Arsenic merece um destaque à parte. Profissionais criativos, de diferentes áreas, com uma visão ampla e multifacetada e, é claro, com formação altamente qualificada compõem o quadro de colaboradores apto a atender todo tipo de demanda, independentemente da proporção. É a garantia de cuidados extremos com cada detalhe e um olhar diferenciado sobre o que se sonha criar.

Comente este Post!
Scroll Up